Os alimentos que te ajudam a ganhar peso de forma saudável

Apesar de, geralmente, ser o mais habitual, manter o peso ideal não significa sempre fazer uma dieta de emagrecimento. Às vezes, subir alguns quilos é necessário para nos sentirmos bem e ganhar em saúde. Tão ruim é o excesso de peso, e claro, a obesidade, como o fato de não atingir o peso mínimo (abaixo do Índice de Massa Muscular, ICM). Se isso ocorrer, uma dieta que forneça calorias extra pode ajudar-te a conseguir o desejado equilíbrio.


Há que insistir em que nenhum alimento “engorda” em si mesmo. Todos, em sua justa medida, são benéficos, mas alguns são especialmente aconselháveis, se o objetivo é ganhar peso. Da mesma forma que você quiser subir ou descer quilos… qualquer uma das duas opções exige que cuide de sua alimentação.


Tem ao seu alcance alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e de alto valor energético, que são ideais para conseguir um aumento de peso progressivo e adequado à sua condição física. Toma nota:


Lácteos


O leite e seus derivados são fontes de proteínas vegetais e minerais, como o cálcio, essenciais para o bom estado dos nossos ossos. Iogurtes, creme de leite, queijos, coalhada… beba com frequência e, além disso, diariamente, um bom copo de leite meio gordo ou gordo.


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Cereais integrais, massas e arroz


São alguns dos alimentos ricos em carboidratos complexos de lenta absorção, ideal para que seu organismo esteja, em cada momento, a energia que necessitam de suas atividades cotidianas. Se o seu corpo tem a energia suficiente não “chute” de suas reservas e evitar a perda de peso.



Ovo


É um “presente” da natureza repleto de proteínas de alto valor biológico que se concentram, principalmente, na clara. Vitaminas do grupo B, minerais como o selénio, o ferro e o cálcio, e muito poucas gorduras. Por isso, o ovo é um alimento completo, perfeito para recuperar massa muscular ganhando quilos, mas não “barriga”.



Pão


Se você tinha excluído de sua dieta, incorpora uma fatia de pão em cada uma de suas refeições. Escolha, de preferência, pão integral e melhor se for de sementes (abóbora, girassol, gergelim, etc.).


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Frutos secos


Avelãs, amêndoas, nozes, amendoins… uma pequena porção é uma injeção de calorias importante. Suas gorduras saudáveis e o seu conteúdo em antioxidantes também são boas propriedades a ter em conta.



Carne de vaca


O ferro e as vitaminas do grupo B, que traz a carne de vitelo são alguns dos nutrientes essenciais, fundamentais para a formação e desenvolvimento dos tecidos orgânicos. Traz gorduras saturadas, o que não convém abusar, mas, se você quer ganhar peso, inclui, pelo menos, dois bons filés por semana.

vitela benefícios

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Azeite de oliva virgem


Aumenta as calorias de seus saladas e menestras empregando como tempero este “ouro líquido”, rico em vitamina E e em lipídios benéficos. Prova, também, a incorporar o abacate como ingrediente de suas saladas. O abacate é delicioso e dar-lhe uma ração extra de óleos saudáveis.


maus usos do azeite de oliva


Frutas desidratadas


Uvas e ameixas, figos, tâmaras, damascos… com o seu elevado aporte calórico são perfeitas para um “lanche” ocasional de manhã.


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Tubérculos e legumes


Batatas, batatas-doces, grão de bico ou feijão é fonte de diversas vitaminas e minerais, mas acima de tudo de hidratos de carbono e, por isso, também não podem faltar, um par de vezes por semana, em seu menu (especialmente combinando-os com outros alimentos ricos em proteína. Assim você terá o equilíbrio perfeito).


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Sumos de fruta


A fruta em suco fornece glicose de forma imediata. É ideal para tomar antes de realizar um esforço físico. Seu corpo vai calorias disponíveis para queimar e não recorre às suas reservas, assim, seu exercício não vai ajudar a perda de peso que você quer evitar.


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Os alimentos hipocalóricos, seus aliados na hora de perder peso

Os alimentos hipocalóricos são aqueles que proporcionam ao nosso organismo uma baixa percentagem de calorias, e eles compensam com outros nutrientes essenciais. Este tipo de alimentos com poucas calorias, denominados hipocalóricos, são essenciais para qualquer dieta de emagrecimento.


Como funcionam os alimentos hipocalóricos?


Qual o processo continua em nosso corpo engordar ou perder peso? É muito simples, se tomamos alimentos com mais calorias do que as que quemaremos ao longo do dia, engordaremos. Em troca, se em nossa atividade diária queimamos mais calorias do que as que tomamos, a conseqüência será que adelgazaremos.


Com os alimentos hipocalóricos, a quantidade de calorias que ingerimos for menor que desgastaremos no dia-a-dia. Portanto, adelgazaremos. Estes se encontram no lado oposto dos alimentos hipercalóricos, aqueles que levamos para o nosso corpo mais calorias do que queimamos.


O ponto médio entre os dois tipos de alimentos, os hipocalóricos e os hipercalóricos, é o que se aproxima do conceito de metabolismo basal. Por isso, esses alimentos baixos em calorias são indicados em situações de obesidade e excesso de peso, desde que sua ingestão seja controlada por um especialista.


Quais são os alimentos hipocalóricos?


É recomendável aumentar o consumo de alimentos hipocalóricos que nos trazem muitas proteínas, vitaminas, minerais… e com muito poucas calorias.


De diferentes estudos levados a cabo obtêm-se dados que revelam que diminuiu o consumo de frutas, legumes, cereais e produtos hortícolas. É importante mudar a tendência, e tomar esses produtos com maior frequência.

AspargosSão especialmente ricos em água, em torno de 95%. Seu aporte calórico é muito baixo, em torno de 18 calorias por cada 100 gramas de aspargos. Pela sua versatilidade para a preparação de pratos muito diferentes, são muito utilizados nas dietas para perda de peso.EspinafreTambém têm um elevado teor em água. Sua prática ausência de gorduras torna um produto ideal para dietas de emagrecimento. Espinafre também são recomendadas para pessoas que sofrem de artrite. Assim como os espargos, tem 18 calorias por cada 100 gramas.Salada feita com vegetais de folha verde

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AlfaceUm ingrediente fundamental para todo o tipo de saladas, que nos leva apenas 20 calorias por cada 100 gramas.PepinoÉ considerado o alimento mais hipercalórico de nossa cozinha. É o ingrediente ideal para nossos pratos. O pepino contém apenas 13 calorias por cada 100 gramas, além de uma elevada percentagem de água.AlcahofaTambém é outro excelente produto para começar a dieta. A alcachofra, associada à dieta mediterrânica, regula o colesterol e é recomendada para pacientes com problemas de coração e para melhorar e regular o trânsito intestinal. Nos fornecer a 17 calorias por 100 gramas.

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AbobrinhaRico em água, e também em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C. Seu nível baixo em calorias e em hidratos de carbono, faz do abobrinha outro elemento imprescindível. Fornece 20 calorias por cada 100 gramas.Couve-florÉ uma rica fonte de minerais e vitaminas. A couve-flor também é muito baixa em calorias, 24 por cada 100 gramas.Pimentões vermelhosSão cem por cento saudáveis. Além de garantir um baixo nível calórico (apenas 29 calorias para cada 100 gramas), os pimentões vermelhos são ricos em água (até 95%) e em vitamina C e vitamina B6. Previnem o câncer de próstata e o mau colesterol, além de melhorar o nosso sonho. Além disso, trata-se de um alimento que reduz a ansiedade.

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CebolaÉ um ingrediente interessante para nossos pratos. Mas a cebolatomada crua é mais saudável e purificação. Aos 32 calorias por cada 100 gramas, há que somar os minerais e vitaminas que pode aportarnos.Cogumelos e os cogumelosDe um extraordinário uso na cozinha, os fungos também são fundamentais nas dietas de emagrecimento. O cogumelo, o mais conhecido e utilizado, é muito rico em água (92%), e com um baixo aporte calórico (34 calorias por cada 100 gramas).

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MorangosEntre as frutas, é de que nos fornecer menos calorias, entre 33 e 35 calorias por cada 100 gramas de morangos. Um 90% de seu conteúdo de água.CenouraÉ ideal para levar em saladas, cremes, encaixes, etc., A cenoura só contribui 40 calorias por cada 100 gramas.Conhece a melhor maneira de perder peso sem colocar em risco a sua saúde. Com este livro você aprenderá a avaliar e identificar qual é o seu peso corporal ideal e ajudá-la a definir um plano de ação para obtê-lo através de hábitos alimentares saudáveis que ajudarão você a manter seu peso ideal ao longo do tempo. Inclui um menu semanal detalhado e saborosas receitas que você pode fazer facilmente em casa.


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Dicas para não ganhar peso no fim de semana

Durante a semana segue sua rotina sem pular nenhum de seus hábitos saudáveis. Vai ao ginásio todos os dias e treinar duro, fazendo suar a camisa. Comer saudável, uma dieta equilibrada e saudável , com alimentos com propriedades benéficas para o organismo. Evita as gorduras e os açúcares tudo o que pode. Em resumo, você é uma pessoa que se cuida.


Mas chega o fim-de-semana e você interpreta como umas mini-férias, e, às vezes, o sacrifício de semana, começa a perder durante o fim-de-semana. Não há necessidade de ser muito meticuloso e seguir exatamente a mesma rotina de segunda a sexta-feira, mas também não é uma boa idéia pegar o costume de cometer excessos cada vez que chega o sábado. Por isso, propomos-lhe alguns conselhos para que não ganhe peso neste fim de semana.


1. Controle o seu desperdício


Liberdade. Deixar o escritório tarde de sexta-feira e você tem pela frente dois dias de completa liberdade. Tanta, que associar o fim de semana para um par de dias de férias. Sais para comer fora e você acaba comendo muito mais do que deveria. E não é só isso, ao jantar de amigos, seguem-se as taças até altas horas da madrugada, copos que engordam, e muito. E não só é posta em causa, seu corpo, sua carteira também. Em seguida, vem a segunda-feira de manhã e te juras que você mudará de vida.


Não estamos dizendo que não fique com os seus amigos para sair, basta que não o torne um hábito de todos os fins-de-semana. Os excessos nunca são bons, então é melhor selecione os que você cometer. Um é suficiente, e aplica esses truques para emagrecer.


O álcool engorda


2. Muda seus planos sociais


Ficar para tomar algo, para almoçar ou para jantar. Parece que é a única forma de você ver seus amigos, mas há mundo além de tomar umas cervejas. Durante a semana, embora continue a sua estrita rotina, se perder algum detalhe e comete hábitos que fazem você perder menos calorias. Por isso, aproveita o tempo livre do fim de semana para fazer outro tipo de actividades, como as culturais. Altera as rotas gastronômicas ou do “tapas” por visitas a exposições interessantes, ou qualquer concerto ou festival que tenha na sua cidade.


Você também pode alternar as atividades culturais com as desportivas. O fim de semana é o momento perfeito para fazer alguma excursão para a montanha ou para dar um passeio de bicicleta. Não soa nada mal, né?


Comer tapas engorda


3. Ouça seu corpo


Durante a semana, o horário de suas refeições, depende do seu trabalho. E as horas em que está no escritório, não tem mais desculpas para comer. No entanto, durante o fim de semana está em casa, o que significa que você pode cair na tentação de ir ao frigorífico para beliscar algo , quantas vezes quiser. Talvez você deve comer um desses lanches noturnos para perder peso enquanto você vê um filme no sofá para saciar o seu apetite, assim como é possível perder peso enquanto você dorme.


Este fim-de-semana é colocar o seguinte teste: quando você tiver a oportunidade de comer algo, pense primeiro se você realmente está com fome ou você vai comer o que você tem na frente por gula ou tédio. Se você não está com fome, melhor esperar até que você ouve rugir em seu estômago.


Beliscar entre as refeições não é um hábito saudável


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